Foto: Ascom/Semit
A Prefeitura de Salvador autorizou, nesta quarta-feira (16), a demolição de galpões desativados para a construção do “Observatório Salvador Inteligente”. Denominado de Centro de Comando de Operações (CCO), o equipamento faz parte do Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente e tem o objetivo de implantar o sistema de gestão compartilhada entre todos os órgãos e instituições da prefeitura (veja aqui) .
Segundo a publicação do Diário Oficial do Município, o espaço que será demolido tem uma área total de 12.293,98 m² e está localizado na Rua Ana Piedade, no bairro do Lobato. A medida estabeleceu também a implantação de um projeto paisagístico, no local, “de modo a contribuir para o conforto dos habitantes, especialmente na época do verão, utilizando-se preferencialmente de espécies nativas de ocorrência local do bioma de Mata Atlântica.”
A obra do local da capital baiana será de responsabilidade da empresa “Gren4T Soluções TI SA”, que firmou contrato com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), no valor de R$ 108,6 milhões. De acordo com o edital da licitação, obtido pelo Bahia Notícias, o prazo de vigência contratual tem duração inicial de 31 meses.
O prazo para execução total das intervenções será de dividido da seguinte forma: até 16 meses de implantação; até 3 meses de recebimento do objeto e 12 meses de manutenção da infraestrutura das instalações. O prazo será contado da data da ordem de início de execução dos serviços.
A organização ainda ficou responsável por elaborar projetos e obras de construção do observatório da cidade inteligente de Salvador. Entre os órgãos que devem compor o CCO estão o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) da Transalvador, a Guarda Municipal, o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/ Codesal), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a central de operações do transporte público, além do monitoramento formado pelas mais de 1.800 câmeras da Prefeitura espalhadas pela cidade.
Já o Hub, que funcionará numa área de 5 mil metros quadrados no mesmo prédio do centro, vai estimular a formação de novos talentos nas carreiras de tecnologia, em especial no Subúrbio da cidade.
fonte bn
Comentários
Postar um comentário