Deputado sugere que VLT do Subúrbio se chame “irmãos Rebouças”, os primeiros engenheiros negros do Brasil
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) apresentou um Projeto de Indicação (PIN) ao governo do estado sugerindo o nome para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que é planejado para ser construído no subúrbio de Salvador. Na proposta, o parlamentar petista indica uma homenagem aos irmãos José, André e Antônio Rebouças, sendo que estes dois últimos foram os primeiros engenheiros negros do Brasil. A apresentação do PIN ocorreu na última terça-feira (20).
Na justificativa, Galo cita que os irmãos foram destaque durante a monarquia brasileira, lutando a favor da abolição da escravidão. Além disso, de acordo com o deputado, os Rebouças foram “pioneiros da engenharia moderna no Brasil”.
“Ao lado de Joaquim Nabuco, de Machado de Assis, José do Patrocínio, os irmãos Rebouças foram representantes da pequena da classe média negra no segundo império e uma das vozes mais importantes em defesa da abolição. Eles eram representantes da visão reformista e progressista da abolição da escravatura”, afirmou o deputado.
“Este processo do embranquecimento de figuras como Machado de Assis ou noapagamento histórico de figuras como os irmãos Rebouças que foram os pioneiros da engenharia moderna no Brasil”, completou.
QUEM SÃO OS IRMÃOS REBOUÇAS?
Os irmãos Antônio e André Rebouças foram os primeiros engenheiros negros do Brasil. Nascidos em Cachoeira, no Recôncavo Baianos, em 1939 e 1938, respectivamente, eles contribuíram com o desenvolvimento do então recém-separado estado do Paraná e projetaram importantes obras no Rio de Janeiro. Também lutaram pela abolição da escravidão, principalmente André, que participou de campanhas e manifestações.
André e Antônio Rebouças | Foto: Reprodução / Alma Preta
Eram netos de uma escrava alforriada e um alfaiate português. O pai, que também se chamava Antônio, era um advogado autodidata, deputado e conselheiro de Dom Pedro II. Em 1854, os irmãos ingressaram juntos no curso de engenharia da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Sete anos depois, embarcaram para a Europa, onde se especializaram na construção de portos e ferrovias.
Por suas importantes obras, foram homenageados com o Túnel Rebouças, que liga a zona sul à zona norte no Rio de Janeiro; a Avenida Rebouças, uma das principais da cidade de São Paulo; e o bairro Rebouças, que se desenvolveu ao redor da Estação de Trem projetada por eles em Curitiba.
Dentre suas principais obras estão: Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá (PR); Plano de abastecimento de água do Rio de Janeiro (RJ); Docas da Alfândega e Doca Dom Pedro II (RJ); e Estrada da Graciosa (PR).
No caso de José Rebouças, ele, na verdade foi um maestro, instrumentista e compositor de música popular brasileira.
Comentários
Postar um comentário