JOSÉ DE ARIMATEIA DESTACA HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS

 

                                  Deputado José de Arimateia (Republicanos)

                                    Foto: AscomALBA/AgênciaALBA



Este sábado, 13 de julho de 2024, é uma data histórica para Água Fria e Santanópolis que comemoram aniversário de 62 anos de emancipação política. A data, que consolidou a conquista administrativa das importantes cidades, foi celebrada, na Assembleia Legislativa, pelo deputado José de Arimateia (Republicanos), que registrou moções de congratulações, relatando o desenvolvimento social e econômico dos municípios.


“Quero saudar o povo hospitaleiro e acolhedor de Água Fria. Faço uso deste meio para enviar um simbólico abraço a todo o povo querido, em especial os 166 munícipes que me escolheram como seu representante no Parlamento baiano. Aproveito para reafirmar o meu compromisso com a região”, manifestou.


Conta-se que o nome “Água Fria” vem da temperatura das águas, das quais os tropeiros, liderados por García D'Ávila, se abasteciam enquanto exploravam o sertão em direção ao Piauí pela estrada real dos Ávilas. Por ser uma Comarca Eclesiástica do Brasil Império, tinha poder e prestígio. Água Fria foi fundada como Povoação Paroquial em 1718 e foi elevada a município em 1727.


“Diante da celebração, da história do seu povo e da relevância da cidade, é justo e oportuno que esta Casa destaque e preste homenagem pela emancipação de Água Fria”, reafirmou o autor da moção, solicitando ainda que o documento seja encaminhado para o prefeito Renan Araújo Barros, como também para a Câmara Municipal de Vereadores, representada pelo presidente Marlon Ferreira C. Santos.


GRATIDÃO


Em outra moção de congratulações, o vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da ALBA felicitou o município de Santanópolis. Ele conta, no documento, que a área de Santanópolis integrava o município de Irará e que seu povoamento teve início no final do século XIX, por fazendeiros que criavam gado.


Relata ainda que em 1910 foi construída a Capela do Senhor do Bonfim, surgindo em seguida o povoado de Quaresma, que foi elevado à vila em 1922. O município foi criado em 13 de julho de 1962, através da Lei Estadual nº 1.713.


“Expresso aqui minha gratidão aos 130 munícipes que me fizeram um dos seus representantes neste Parlamento. Reafirmo meu compromisso de continuar buscando o crescimento da cidade e melhorias para a população”, finalizou o deputado José de Arimateia, solicitando à Mesa Diretora da Casa que dê ciência desta moção ao prefeito Gílson Cerqueira Almeida e ao presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Roberto Brito Lima.


Fonte: ASCOM

Comentários